sexta-feira, 15 de março de 2013

O Batismo de Jesus:

A saída de Jesus da Galiléia até o rio Jordão a fim de ser batizado por João, marca o início da vida pública de Jesus.
A imersão no rio Jordão simbolizava no plano externo a conversão interior e o desejo de abandonar os caminhos do erro. Somente com a alma lavada da sujeira acumulada nos anos de perdição, as pessoas estavam preparadas para entender o projeto de Deus que seria proposto por Cristo. Esse Foi o tema proposto por todos os profetas: conversão, arrependimento, penitência.
João Batista foi o último dos profetas, moldado no seio de Isabel para desempenhar a digníssima tarefa de preparar os caminhos do Senhor, isto é, a conversão do coração das pessoas para ouvir o Messias. E João fica admirado com o pedido do Salvador, pois sabia que Ele era Jesus e não precisava ser batizado para a conversão de seus pecados, porque Nele não havia o mal, mas mesmo assim quis ser batizado para mostrar que estava junto com o povo peregrino e sofredor, de forma a estabelecer um maior vínculo com aquela gente infinitamente amada por Ele.
Ao povo é revelado naquele momento que Jesus Cristo é alguém totalmente inserido na vida divina: o próprio Deus revelará quem Jesus é e fará descer sobre Ele o Espírito Santo que o acompanhará em sua pregação. E o povo saberá então, que é Ele sobre quem o profeta Isaías havia dito: “Eis o meu servo – eu o recebo; eis o meu eleito – nele se compraz minha alma; pus meu espírito sobre ele, ele promoverá o julgamento das nações. Ele não clama nem levanta a voz, nem se faz ouvir pelas ruas. Não quebra uma cana rachada nem apaga um pavio que ainda fumega; mas promoverá o julgamento para obter a verdade. E abrirá os olhos dos cegos, tirará os cativos da prisão e livrará do cárcere os que vivem nas trevas” (Is 42, 1-3,7).
Queridos irmãos: Com o Batismo, Jesus inicia o seu Ministério Público e nossa entrada na Igreja também se dá com o sacramento do Batismo. E a partir dele o que fazemos? Ensinamos nossos filhos a viver em plenitude a fé? Somos exemplos de pessoas que concretizam suas experiências de Deus, como Jesus as concretizou? Podemos dizer que hoje, em nós o Espírito de Deus faz morada?
Ser batizado é ser inexoravelmente responsável pela construção do Reino de Deus. Pelo Batismo nos tornamos membros da Igreja de Deus, fiéis aos seus ensinamentos, desejosos de estabelecer vínculos com o Criador e a Ele testemunhar com nossas vidas.
Portanto, cabe-nos procurar viver de forma concreta o Batismo, pois só assim poderemos mostrar com a nossa vida a face amorosa de Deus.

Juliano Árabe

Nenhum comentário: