quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

PREGADORES BOANERGES e SEVEROS DEMAIS !

  Pe Zezinho scj

Catequese da gentileza !

São João Crisóstomo, mártir, dizia que pregador ousado é quem que consegue ser gentil, mesmo dizendo palavras exigentes !

Antes que alguém comece a contestar sem ler , aviso que há pregadores bonzinhos demais e pregadores severos demais . Ambos precisam melhorar suas pregações e o seu trato com o povo !
Sou professor de Comunicação e lecionei a matéria por 32 anos . E duas universidades disseram , por documentos oficiais, que meus escritos e minha atuação por mais de 45 anos me qualificam para elogiar ou alertar sobre exageros e desvios nesta matéria !
*****
Somos discípulos do Mestre que sabia dosar o seu discurso.
Foi carinhoso e acolhedor, ou foi exigente e até severo, a depender dos ouvintes, das circunstâncias e adversários .
( ler Marcos 8,14-21).
Nem os discípulos entendiam sua catequese . Não tinham cursado INTERPRETAÇÃO DE TEXTO . E Jesus pacientemente explicava tudo de novo !…
*****
Mas Jesus era carinhoso com a multidão carente de ESPERANCA .
Raramente repreendeu o povo que o ouvia . O povo não , mas os opositores e os discípulos , sim ! Viviam tentando corrigir Jesus, que sabia muito mais do que eles .
*****
Na pedagogia de Jesus e de Paulo e, hoje na Igreja Católica, o pregador bravo e irado demais perde o respeito do povo !
Aplaudiram quando ele chegou e agora há silêncio e templos esvaziados, depois de alguns anos .
Pregadores tipo “ BOANERGES” : mais severos e exigentes do que mais acolhedores, assustam os simples … e mais assustam do que chamam as ovelhas para o aprisco! Nenhuma ovelha de fora entra e muitas de dentro fogem !…
O triste é que pregadores tonitruantes (gritalhões) , de todas as igrejas não aceitam baixar seus gritos ou suas reprimendas . Basta ver a TV e a Internet.
Gritar irado o evangelho a plenos pulmões virou escola em algumas igrejas .
A meu ver falta-lhes gentileza , e gentileza significa : RESPEITAR QUEM É GENTE ! Gostar de quem é gente !….
*****
Há fiéis que gostam de ser xingados . Mas a maioria quer ser ensinada sem gritos. Voz alta de vez em quando pode fazer sentido . Mas gritar sempre, cansa e machuca o povo que deseja ouvir verdades sem autoritarismo !
* E é possível usar da autoridade sem autoritarismo . Exceto quando há fiéis que consideram pregação autoritária qualquer catequese ou a explicação que não querem ouvir. *
*******
No dia em que Jesus pegou um chicote , não consta que ele bateu nas pessoas. Virou as mesas de negócio e de dinheiro, mandou tirar as aves de lá , e pedagogicamente, mostrou sua autoridade sem bater em ninguém .
Erram os que usam este episódio para dizer que Jesus andava de chicote. Mil vezes ele foi gentil, mesmo quando era exigente nas palavras .
****
Mas há cristãos católicos e evangélicos e pentecostais que lembram que Pedro estava armado de uma adaga . Só não ensinam que Jesus proibiu que ele a usasse e que mandou os discípulos dar a outra face para quem lhe la batesse na cara !
Ele era exigente, mas pacífico e pacificador !.. E esta é a catequese do Concílio Vaticano II .
Pena que muitos católicos que a contestam nunca a leram! …

Nenhum comentário: