quarta-feira, 29 de novembro de 2023

O HABITO RELIGIOSO: SINAIS DE ESPERANÇA PARA O MUNDO.





«Caminhamos pelas ruas com o hábito completo».

Diz a Mãe Miriam que, quando tinha 20 anos, «era uma mulher judia solteira que não conhecia Cristo. No entanto, o encurtamento dos hábitos das freiras teve um enorme impacto em mim. Senti uma perda profunda e imediata. Vinte e seis anos depois, fui atravessado pelo mesmo “santo impacto” quando fui desafiado a investigar a afirmação de que a Igreja Católica era a única Igreja verdadeira fundada por Cristo.

Meu sonho foi há muito tempo devolver a bainha do hábito religioso ao chão e ao mundo, como um sinal da Glória que Deus merece. Recentemente, passei algum tempo estudando a vida religiosa na Irlanda, onde fui recebida por irmãs em fatos de calças e fato de treino. Se as visses na rua não saberias que eram irmãs. É profundamente doloroso para mim.

Acho que muitas irmãs abandonaram o hábito porque tinham a ideia errada de que as religiosas tinham que ser como as pessoas que serviam. Mas o povo não precisa dos religiosos para ser um deles, assim como as crianças não precisam de seus pais para serem companheiros ou amigos, mas sim para conduzi-los ao Céu.

Outras irmãs se cansaram do hábito, porque acharam que estava calor, era desconfortável e muito difícil de manter.

Sinto-me como um cabide para o hábito. Ando pelas ruas e shoppings usando-o. As pessoas vêm ter comigo o tempo todo e me perguntam: "Você é freira? Pensei que estavam extintos! ”. As pessoas me pedem oração. Traz esperança ao mundo.

Adoro o hábito. Dormiria nele se pudesse. Suspeito que algumas dessas irmãs que o abandonaram se arrependeram. Voltariam a fazê-lo, mas temem que a sua comunidade os exclua se o fizessem».

Mãe Miriam do Cordeiro de Deus.


Nenhum comentário: