segunda-feira, 22 de maio de 2023

Servo de Deus Guido Vidal França Schäffer agora é Venerável. Veja também: Venerável o que isso quer dizer?

O Papa Francisco autorizou o Dicastério das Causas dos Santos a promulgar o Decreto que reconhece as virtudes heroicas de 8 Servos de Deus, entre os quais Guido Vidal França Schäffer, seminarista; nascido em 22 de maio de 1974 em Volta Redonda (Rio de Janeiro), falecido em 1º de maio de 2009 na cidade do Rio de Janeiro.
Testemunha de Jesus entre os doentes, os jovens e no esporte
O cuidado com os pacientes com Aids, a ajuda, o serviço médico e o trabalho de evangelização oferecido aos pobres e marginalizados nas favelas do Rio de Janeiro caracterizaram os anos de juventude de Guido Vidal França Schäffer, um jovem médico nascido em 1974 que, na década de 1990, junto com sua noiva e um padre, iniciou o grupo de oração Fogo do Espírito Santo na paróquia. Mais tarde, depois de participar, em 1997, do encontro das famílias por ocasião da visita de São João Paulo II ao Rio de Janeiro e, em 2000, de uma viagem à Europa para a beatificação dos protomártires brasileiros, ele decidiu entrar para o Seminário.
Ao mesmo tempo em que estudava, Guido se dedicava com entusiasmo à evangelização e à prática médica. Aqueles que o conheceram recordam sua profunda amizade com Jesus, sua familiaridade com os textos bíblicos e o entusiasmo com que falava do Senhor. Por amor a Deus, ele praticava o jejum e a penitência com simplicidade e discrição. Mesmo quando dava aulas de surfe, seu esporte favorito, iniciava o treinamento com oração. Em 2009, quando estava no mar, na praia do Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro, foi atingido na cabeça por sua prancha de surfe e morreu afogado.
Via Vatican News
Veja mais sobre o Venerável Guido Schaffer clicando AQUI





Venerável Guido Schäffer: o que isso quer dizer? https://bibliotecacatolica.com.br

Guido deixou sua vida terrena fazendo uma das coisas de que mais gostava: surfar. Inclusive, já havia comentado com amigos e família o seu desejo de morrer no mar, se Deus lhe permitisse. O fato ocorreu no dia primeiro de maio de 2009, quando ele tinha 34 anos. Enquanto surfava, o jovem foi vítima de uma contusão na nuca, o que o fez desmaiar e morrer afogado.

Em 17 de janeiro de 2015 houve a abertura oficial do Processo de Beatificação e Canonização de Guido Schäffer e em outubro de 2017 a documentação foi enviada para o Vaticano. Depois, em novembro do mesmo ano, dá-se a abertura oficial do processo de beatificação pela Congregação da Causa dos Santos no Vaticano. Assim que se inicia o processo, o candidato recebe o título de Servo de Deus. E, para cada causa, há um postulador, isto é, alguém que irá examinar de forma minuciosa a vida do Servo de Deus.

Depois dessa etapa de investigação do processo de Guido Schäffer, o jovem surfista — e Servo de Deus — recebe então, no dia 20 de maio de 2023, o título de Venerável. Isso quer dizer que foi reconhecida a prática de virtudes heroicas no seu processo formal de canonização. Depois de ter a vida detalhadamente analisada, o Papa reconheceu — por meio de uma proclamação — que, sem dúvida, Guido viveu uma vida de virtude heróica, ou seja, praticou em grau heróico as virtudes cristãs (fé, esperança, caridade, prudência, justiça, fortaleza, temperança, pobreza, castidade, obediência, etc.) [9]

Esta é uma etapa muito importante rumo a beatificação, pois, a partir de agora, não mais se investigará a vida e os atos de Guido, ele já é considerado um exemplo de cristão para os fiéis.


Nenhum comentário: