domingo, 21 de maio de 2023

A Ascensão do Senhor, Triunfo do Senhor













A Ascensão do Senhor, no final do tempo pascal, enche-nos de profunda alegria, porque é o triunfo do amor e da vida sobre as trevas do erro, da mentira e da morte. 

Dizem que uma catequista deu a sua lição dentro da igreja paroquial e chegou a dizer às crianças: “E Cristo ressuscitou dos mortos ao terceiro dia…” e as crianças, que hoje têm explicação para tudo, disseram: “Que piada, ele devia estar em coma e depois acordou.” Sim, mas é muito ruim estar em coma com o lado aberto, e com o coração despedaçado pela lança cruel de um soldado, quando o Senhor já estava morto, o catequista respondeu e continuou: “E Cristo subiu ao céu. .. para nos preparar um lugar…”. Isso também não tem graça, disseram as crianças, porque Cristo é tão poderoso que apenas pegou seu foguete e foi capaz de se elevar acima de tudo e de todos. 

Como é difícil expressar um fato tão grande como a Ascensão de Cristo ao céu, pois está fora do tempo e do espaço. É por isso que São Lucas, que nos narra este fato, o faz com categorias humanas, usando palavras que dificilmente explicariam o inexplicável, mas a mensagem permanece e permanece para todas as gerações. 

A esse respeito, contaram-me que uma freira de convento, daquelas que nunca saem, das que fazem orações constantes pelas que não saem, teve que ir ao médico, e enquanto estava na sala de espera, com grande expectativa por sua parte, e tomado de profunda emoção, em frente à televisão, ouviu o cardeal correspondente anunciar que já havia um novo Papa na Igreja, e então pôde vê-lo quando abriu os braços para abraçar toda a humanidade. Ao voltar ao convento, contou à superiora a maravilha que vira, e como não há televisão no convento, chamou todas as irmãs, para que a freira lhes contasse o ocorrido. “E como está o novo Papa”, perguntavam-lhe: “Ah, é a coisa mais maravilhosa do mundo, branco, branco como um anjo. 

A pequena freira não se enganou, porque assim contemplou Bento XVI, assim como não se enganou São Lucas quando nos fala da Ascensão do Senhor ao céu. Começa descrevendo o cenário, uma montanha, como foi a promulgação da Lei a Moisés, como foi o sermão mais importante de Cristo e como foi sua própria morte. A montanha, e parece que da Galileia, porque ali tinha começado a sua pregação e ali, mostraria que Jerusalém já não ditava as regras nem concedia a salvação, que desde então era propriedade de Cristo Jesus, o Filho de Deus. 

Ele dá a eles suas instruções e lentamente se move para fora de vista até desaparecer completamente. Este fato traz consigo muitas consequências, pois em primeiro lugar Cristo sobe ao céu como cabeça da humanidade, e todos nós que somos sua família, Regozijamo-nos porque um dos nossos membros mais importantes já ressuscitou, já subiu ao céu e agora está sentado à direita de Deus Pai. É o triunfo de toda a humanidade. É o triunfo do Pai, porque aceita a oferta de seu Filho no alto da Cruz e por isso pode coroá-lo e torná-lo Senhor do Universo. 

Mas é também um triunfo de Cristo, porque sem o seu próprio pecado, entregando a sua própria vida, nos indica o caminho para a casa do Pai Celestial, embora Tomé tenha ido longe demais para fingir que não sabia o caminho certo. . 

Mas há outro detalhe. Quando Cristo desaparece de vista, alguns anjos se colocam diante dos Apóstolos, que ficam fora de si de espanto, e perguntam-lhes: “O que vocês estão fazendo aí olhando para o céu?” Já não é tempo de contemplações, é tempo da Igreja enquanto o seu Senhor volta. É então a hora da Evangelização, é a hora de batizar todos os homens, mas é a hora em que cada um deles deverá proceder em toda a sua vida segundo o que Jesus fez e ensinou. É tempo de compromisso, é tempo de aproximar-se dos pobres, e os mais pobres são aqueles que ainda agora, depois de vinte séculos, ainda não foram iluminados pelo Evangelho. E neste sentido entramos todos, jovens e idosos, homens e mulheres, religiosos e leigos, sacerdotes e fiéis, todos na grande campanha de evangelização. 

É, portanto, dia de alegria, alegria e paz, sem esquecer que no próximo domingo concluímos com a festa de Pentecostes que torna cada dia mais ativo o Espírito Santo, promovendo a mesma obra de evangelização, até que todos os homens reconheçam que Jesus Cristo é Senhor e todo joelho se dobra ao seu nome. 

Pe. Alberto Ramírez Mozqueda


Nenhum comentário: