domingo, 4 de dezembro de 2022

ORAÇÃO, TERÇO DE SANTA BÁRBARA




Terço de Santa Bárbara


Protetora: contra raios, tempestades, queimaduras, febre e morte repentina; dos bombeiros, dos militares, dos trabalhadores das minas e fogueteiros.

História

Santa Bárbara foi uma jovem mártir. Nascida no Século III, na atual Turquia, era filha de um nobre chamado Dióscoro. Este, isolou-a numa torrepara que ela não se corrompesse com a sociedade, até ela atingir a idade para se casar. Aos dezessete anos, seu pai a liberou para o convívio e para conhecer os pretendentes, como era o costume da época. Mas, a jovem Bárbara rejeitou a todos, percebendo que eram superficiais e interesseiros. Aos poucos seu pai permitiu que ela conhecesse a cidade. Foi, então, que ela conheceu os cristãos e se encantou com a fé. Pediu o batismo e foi batizada. Porém, quando seu pai descobriu, não aceitou e denunciou-a ao prefeito. Este, submeteu Bárbara a torturas horríveis, tentando fazê-la renegar a fé, mas ela não renegou. Por isso, seu próprio pai a decapitou em praça pública. Quando o pai a matou, um raio veio do céu, atingindo-o, e ele caiu morto. Então, o povo reconheceu a santidade de Bárbara e, desde então, passou a venerá-la.

O poder de Santa Bárbara

Santa Bárbara, antes de ser protetora contra tantos perigos e infortúnios (e, de fato, o é) é uma testemunha de fé inabalável em Jesus Cristo. Jovem, indefesa, frágil, que se mostra gigante quando se trata de defender a fé cristã.

O Terço de Santa Bárbara
Por isso, o Terço de Santa Bárbara, pode ser chamado, também, de “Terço da Coragem”, ou da fé inabalável. É claro que, através dele, podemos pedir a proteção contra os males e os perigos desta vida. Mas, também, devemos pedir a coragem e o aprofundamento no conhecimento de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador, a quem, e por quem, vale a pena entregar a própria vida, a exemplo de santa Bárbara.

Como rezar o Terço de Santa Bárbara
Se possível, procure um lugar tranquilo, com uma imagem de Santa Bárbara. Acenda uma vela, símbolo da fé e tenha um terço.

No crucifixo: Sinal da cruz e Credo
Na primeira conta grande: Pai Nosso
Nas três primeiras contas pequenas: Ave-Maria
Na segunda conta grande: Glória

Primeiro Mistério

No Primeiro Mistério contemplamos os primeiros anos de vida de Santa Bárbara, longe de uma sociedade corrupta. Pela intercessão de Santa Bárbara, peçamos a Deus a graça de não nos corrompermos neste mundo, mas buscarmos, de todo coração, a santidade e a vida eterna.

Na conta grande:
Pai Nosso


Em todas as contas pequenas:
Ó Santa Bárbara, que entregaste a própria vida por amor a Nosso Senhor Jesus Cristo, livrai-nos dos perigos físicos, mentais e espirituais e ajuda-nos nas batalhas desta vida, amém.

Glória ao Pai...

Segundo Mistério
No Segundo Mistério contemplamos Santa Bárbara saindo do isolamento imposto pelo pai e sua rejeição aos pretendentes superficiais e interesseiros. Pedimos que Santa Bárbara nos ajude sair da superficialidade e compreender os valores desta vida.

Terceiro Mistério

No Terceiro Mistério contemplamos Santa Bárbara encontrando-se com a fé cristã. Pedimos, por sua intercessão, a graça de um profundo encontro com nosso Senhor Jesus Cristo, para que conheçamos, cada vez mais, seu amor e sua misericórdia por cada um de nós.

Quarto Mistério
No Quarto Mistério contemplamos as torturas e sofrimentos de Santa Bárbara depois que assumiu a fé cristã, bem como a rejeição da fé por parte de seu pai. Peçamos que Santa Bárbara interceda por nós a graça permanecermos firmes na fé, mesmo contra toda rejeição e perseguição por parte de nossos entes queridos.

Quinto Mistério
No Quinto Mistério contemplamos a morte de Santa Bárbara e pedimos, por sua intercessão, a graça de termos uma fé inabalável na vida eterna, para enfrentarmos com coragem as dificuldades da vida presente.

Salve Rainha

Oração a Santa Bárbara
“Ó Santa Bárbara, que sois mais forte que as torres das fortalezas e a violência dos furacões, fazei com que os raios não me atinjam, os trovões não me assustem e o troar dos canhões não me abalem a coragem e a bravura. Ficai sempre a meu lado para que eu possa enfrentar, de fronte erguida e rosto sereno, todas as tempestades e batalhas de minha vida:
(fazer o pedido)

para que, vencedor de todas as lutas, com a consciência do dever cumprido, possa agradecer a vós, minha protetora e render Graças à Deus, Criador do céu, da terra, da natureza; este Deus que tem poder de dominar o furor das tempestades e abrandar a crueldade das guerras.
.
Ficai sempre comigo para me dar forças. Conservai meu coração em paz. Que em todas as lutas da vida eu saiba vencer sem humilhar ninguém. Amém! Santa Bárbara, rogai por nós!”



Pesquise mais sobre Santa Bárbara clicando AQUI



Nenhum comentário: