terça-feira, 22 de novembro de 2022

SANTA CECÍLIA PADROEIRA DOS MÚSICOS E DA MÚSICA.



- Dia 22 de Novembro.

"O primeiro corpo incorrupto da história da Igreja".

A história indica que a primeira santa a experimentar o fenômeno da incorruptibilidade foi Santa Cecília, a padroeira dos músicos.

Ela teria sofrido o martírio durante o império de Alexandre Severo, pelo ano de 230 depois de Cristo. Após o martírio, os cristãos da nobreza romana, vestiram o corpo de Cecília com uma rica túnica de seda e de ouro e colocaram em um caixão de cipreste na mesma posição em que ela morreu. 

Aos seus pés foram colocados os mantos e panos de linho usados para limpar e coletar o seu sangue. Ela foi sepultada nas Catacumbas de São Calisto em Roma, pelo Papa Urbano, que também tinha batizado o seu casto esposo e o seu cunhado. 

No ano 822, na restauração da igreja dedicada à sua memória, o Papa Pascoal I quis transferir o corpo da santa a um lugar de honra em sua Igreja, mas não conseguia localizar o seu túmulo nas Catacumbas de São Calisto. 
Cecília apareceu ao Papa Pascoal I em uma visão extraordinária enquanto ele rezava e contou-lhe o lugar em que estava o seu corpo. 
O corpo dela foi encontrada exatamente no lugar indicado. 
O Papa, então, colocou o corpo incorrupto de Cecília, e ao lado as urnas de pedra com os ossos de Valeriano (seu casto esposo), do seu cunhado Tibúrcio e do mártir Máximo, logo abaixo do altar na Basílica de Santa Cecília in Transtevere, em Roma.

Na Foto Abaixo: Imagem de como o Corpo de Santa Cecília foi encontrado Incorrupto nas Catacumbas de São Calisto no século V. Basílica de Santa Cecília in Transtevere, Roma.

Santa Cecília 






Nenhum comentário: