quinta-feira, 8 de junho de 2023

Significado de Corpus Christi





Adoração ao Santíssimo Sacramento. 
PAZ AOS HOMENS DE BOA VONTADE. 
Música: (Cantos Gregorianos) Alma De Cristo (oração De Santo Inácio) The Sounds of Silence - O som do silêncio (Simon & Garfunkel)
.
"Minha Filha, não faltes à comunhão, a não ser quando tiveres a certeza de que pecaste gravemente; afora isso, não permita que nenhuma dúvida impeça a tua união comigo no meu mistério de amor. As tuas pequenas faltas desaparecerão no meu amor como uma palha jogada num grande braseiro. sabe que muito me entristece, quando me abandonas na Santa Comunhão”. Diário de Sta. Faustina – Pág 73
. Corpus Christi significa Corpo de Cristo, vem do latim, e tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica. A festa de Corpus Christi acontece sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão a quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.
Corpus Christi é feriado nacional no Brasil desde 1961. São celebradas missas festivas e as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão onde é conduzido geralmente pelo Bispo, ou no caso de não haver, o pároco da Igreja,o Santíssimo Sacramento que é acompanhada por multidões de fiéis em cada cidade brasileira.
A tradição de enfeitar as ruas começou pela cidade de Ouro Preto em Minas Gerais. A procissão pelas vias públicas, é uma recomendação do Código de Direito Canônico que determina ao Bispo Diocesano que tome as providências para que ocorra toda a celebração, para testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia.
A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo. A eucaristia é o próprio sacrifício do corpo e do sangue de Jesus, é o banquete de Deus, onde ele reparte o pão e o vinho, representado pela hóstia, e relembrando o momento que Jesus o fez, com seus apóstos, e cada indivíduo tem o direito de fazer a comunhão. Antes da comunhão, as pessoas têm que estar livres dos seus pecados, fazendo a confissão para um padre.
. Senhor, vós sois a minha força; fortalecei-me, para que sempre cumpra fielmente tudo o que de mim exigis. 
Por mim mesma nada posso, mas se vós me fortaleceis, nada significam todas as dificuldades. 
A coragem e a força que estão em mim não me pertencem, mas sim àquele que mora em mim: A Eucaristia.
Diário de Sta. Faustina, Pág. 48

FONTE:



Nenhum comentário: