segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Epifania do Senhor e dia de Reis.


Epifania, em grego, significa manifestação. Foram três grandes mistérios em que Jesus Cristo se manifestou ao mundo como Filho de Deus e Salvador do gênero humano. O primeiro foi na adoração que os três magos prestaram ao Menino, em Belém. O segundo foi no Batismo de Jesus no Jordão e o terceiro foi no milagre nas Bodas de Caná.
Na festa da Epifania, Jesus se manifesta e revela aos reis magos vindo do Oriente. É a primeira manifestação de Jesus a não-judeus (MT 2, 1-12).
O termo “mago” vem do antigo idioma persa e serviu para indicar o país de suas origens: a Pérsia.  Eram reis corretos, esperavam pelo Salvador, expectativa já presente mesmo entres os pagãos. Eles eram discípulos de uma seita que cultuavam um só Deus. Portanto, não eram astrólogos, nem bruxos, ao contrario, eram inimigos destas enganosas artes mágicas e misteriosas.
Por meio de um sinal, uma estrela brilhante (profetizada por Balaão), partem para o encontro do Messias. Entram em Jerusalém e ao perguntarem sobre o “rei dos Judeus”, causam perturbações no rei Herodes, que reúne os sacerdotes e escribas, que os informam que Messias nasceria em Belém (Profecia de Miquéias 5,1). Herodes pede para ser informado sobre o Menino par que ele também vá adorá-lo.
A Bíblia diz que os magos chegaram a casa e viram o Menino, com Maria, sua Mãe. Isto porque José já tinha providenciado uma moradia muito pobre, mais apropriada, do que a gruta de Belém onde Jesus nascera.
Tomados de profundo respeito, prostraram-se por terra e adoraram ao menino, como Deus e Salvador do mundo.
Em seguida entregaram presentes: ouro, incenso e mirra. O ouro significa a realeza de Jesus: o incenso, sua essência divina e a mirra, sua essência humana.
Cumprindo-se a profecia do rei Davi, que diz: “Reis de Társis e das ilhas virão oferecer-lhe presentes; os reis de Arábia e de Sabá trarão oferendas (S 71,10). Prestada a homenagem, voltaram para suas nações, evitando novo contato com Herodes, como lhes indicou o anjo do Senhor.
A tradição dos primeiros séculos, seguindo a verdade da fé, evidenciou que eram três os reis magos: Melquior, Gaspar e Baltazar.
É também por tradição que constam terem sido batizados mais tarde por São Tomé Apóstolo e, tempos depois, martirizados. Até o ano 474 seus restos estiveram sepultados em Constantinopla, depois foram trasladados para a catedral de Milão na Itália. Em 1164 foram transferidas para a cidade de Colônia, na Alemanha, onde foi erguida a Belíssima Catedral dos Reis Magos, que os guarda até hoje.
Como nos ensina os padres claretianos: “Acorramos mais uma vez ao presépio, em companhia dos reis magos, e ofereçamos também a Jesus, pelas mãos de Maria Santíssima, o ouro do nosso amor, o incenso das nossas orações e mirra das nossas mortificações e paciências”.
A Festa dos Reis Magos é celebrada nos dia 06 de janeiro. A Igreja celebrará a Festa da Epifania do Senhor do domingo próximo dia 08 de janeiro.

Santos Reis, rogai por nós.


Bete Passeti
Serva da comunidade Redil do Bom Pastor.
Fonte: Jornal Redil do Bom Pastor 31ª edição-Dezembro 2011-Pag. 6

Nenhum comentário: