sábado, 24 de dezembro de 2022

NATAL DE JESUS:Meditação sobre o Natal a partir da oração de Santa Teresinha do Menino Jesus


Meditar sobre o Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo a partir das orações de Santa Teresinha do Menino Jesus, é poder contemplar, o 'Menino' da humildade e da pureza suplicado pela amada santinha. Sabendo-se que ela, na sua pequenez muito nos ajudar a compreender o sentido de tão grande Festa Cristã, pois, na grandeza de sua alma, o Grande Rei, como Deus Menino a preenche e inunda.
.
Clamando a paz e o amor para sua alma, Teresinha nos conduz ao mesmo. Desapegando-se das coisas, das criaturas e de si mesma, ela percorre na sua oração o limiar da proposta do Pai, que é dar ao mundo a salvação a partir do 'martírio de amor', martírio que precisa ser atualizado no corpo e na alma de todo cristão. Martírio que passa pela sua humildade e pequenez: "Faze (...) que ninguém se ocupe de mim; que eu seja olhada, pisada com desprezo, esquecida, como um grãozinho de areia, para ti, Jesus.
.
Não com estranheza, a solenidade do Natal traz em si o caráter e a promessa emblemática da salvação. Em sua proposta de amor extenuado, o Pai nos presenteia, e nos faz compreender que o alvo a ser acertado pelo cristão é o Céu, mas que para alcança-lo, será necessário o nascimento para a vida nova. A celebração do Natal traz em si a "Vida", e 'vida em abundância', que é o próprio Cristo Jesus. E a palavra de ordem para a meditação desta Festa é a humildade, esperada e vivida por nossa santinha.
.
“Ó Jesus, meu divino esposo, que eu jamais perca a segunda veste do meu batismo, toma-me antes que eu cometa a mais leve falta voluntária”. Que eu nunca procure e nunca encontre senão a ti somente; que as criaturas não sejam nada para mim e que eu nada seja para elas, mas que tu, Jesus sejas tudo!... Que as coisas da terra jamais consigam perturbar a minha alma, que ninguém perturbe a minha paz; Jesus só te pede a paz, e também o amor, o amor infinito sem outro limite além de ti, o amor que já não seja eu, mas tu, meu Jesus, que por ti eu morra mártir, o martírio do coração e do corpo, ou antes, os dois... Dá-me cumprir meus votos em toda a sua perfeição e faze-me compreender o que deve ser uma esposa tua. Faze que eu nunca seja um encargo para a comunidade, mas que ninguém se ocupe de mim; que eu seja olhada, pisada com desprezo, esquecida, como um grãozinho de areia, para ti, Jesus. Que tua vontade seja feita em mim, perfeitamente; que eu chegue ao lugar que me deves ter preparado...
Jesus faze que eu salve muitas almas, que hoje não haja nem uma só condenada e que todas as almas do purgatório sejam salvas. Jesus, perdoa-me se digo coisas que não se devem dizer; só quero dar-te prazer e te consolar.” 
(Santa Teresinha do Menino Jesus - Livro Chuva de Rosas, Frei Patrício Sciadini)
.
Ó meu Senhor Jesus, Esposo Eterno de minha alma, venha comigo no ‘martírio de amor’, testemunhando a Vossa Palavra, anunciando e denunciando as profecias eternas! Amai em mim, Senhor Jesus, com Vosso Espírito de Amor e Luz! Dai-me ser e viver para fazer a Tua vontade e de nosso Pai celeste! E nesta belíssima manhã de Natal, que eu possa respirar a fragrância natalina, mas, sobretudo, levar a todos ao meu redor, a Tua Graça, com humildade e pequenez Senhor.
Dai-me ser, como Teresinha, mensageira da paz, levando-O a todos os que jazem nas trevas da vaidade, da dor, da solidão, do desamor, da desunião... a todos que necessitam da confirmação da Tua (Vossa) Graça Eterna!
Vinde, Senhor Jesus! Vinde, Luz sem ocaso! Feliz e abençoado Natal!
Estela Márcia - 25.12.2014

FONTE: SANTA TERESINHA

Nenhum comentário: