quarta-feira, 31 de julho de 2013

Belissimo Esposo Comunidade Catolica Shalom




Oh Belíssimo esposo mais belo que todos os homens..
Santo, santo és Tu!

Essa musica é uma Oração de Jorge de Nicomedia, monge bizantino que viveu no séc. IX, na atual Turquia.

As orações que passam simultaneamente são :

*Alma de Cristo - Santo Inácio
*Meditação sobre a perseverança- São Padre Pio





terça-feira, 30 de julho de 2013

Carta aberta a Bento XVI

Clique na foto para ampliar. 

A carta foi escrita por Ivan Quintavalle (Estudante, I Ciclo di Teologia) e publicada originalmente em “Notizie dalla Santa Croce”, informativo da Pontificia Università della Santa Croce – Roma.
***
Meu doce Bento, são dias estranhos esses, sabe? Há uma estranha atmosfera por aqui.

A euforia é tanta, o mundo parece estar de repente em busca de conversão. Talvez seja mesmo assim, espero realmente que seja assim. No entanto, eu, eu não consigo estar contente.

Pouco importa. Mas eu tento entender o por quê.

Esta noite tentei deixar claro no meu coração. Infelizmente, não tendo a sua santidade, não posso viver tudo isso com a sua mesma paz de espírito.

Bem, na luta contra a insônia, eu entendi a razão para essa minha sutil tristeza. A principal causa do meu mau humor é a minha ingratidão. Talvez seja o mais óbvio mal de todos os homens, e é o mal que, mais do que todos os outros, me faz ser menos homem. Estamos tanto eufóricos nestes dias de recém-descoberta pobreza, que já não pensamos mais em você, que neste momento é o mais pobre de todos.

Você escolheu a solidão e o silêncio; você não ama mostrar a sua pobreza ao mundo. Porque você nunca quis alardear suas virtudes. Você pôs suas virtudes a serviço de todos nós e da Igreja de Cristo. Você exerceu suas virtudes de modo tão discreto e impessoal que não as fez parecer suas.

Como tenho sido ingrato e sem amor por você!

Eu duvidei de sua escolha, foi tentado por um momento a reconhecê-la como um ato de covardia. Mas, nestes dias brilham mais a sua grandeza. Na verdade, a fazem resplandecer, mas de uma forma invisível. Você, Santidade escolheu a ocultação, a clausura. Quanta grandeza, quanta coragem. Nenhum amor-próprio. Apenas a Cruz.
E nós continuamos a fazer comparações. Fizemos-las com seu amado predecessor João Paulo II, enquanto você escrevia páginas memoráveis e silenciosas do Magistério da Igreja. E as fazemos agora, enquanto você, com a sua ausência voluntária, escreve a sua encíclica mais bela: aquela sobre a humildade. Hoje é o seu onomástico, meu amado Bento. Por favor, perdoe-me por minha ingratidão, mas acima de tudo pela minha falta de fé.
Desejo-lhe dias felizes; eu vou me esforçar para ser um melhor filho de Papa Francisco, mais do que tenha sido de você.

Roma, 18 de março de 2013

Em Cristo,

Ivan Quintavalle (Estudante, I Ciclo di Teologia). 



domingo, 28 de julho de 2013

Papa Francisco prega para os jovens na Vigília da JMJ



"Queridos jovens,
*Acabamos recordar a história de São Francisco de Assis. 

Diante do Crucifixo, ele escuta a voz de Jesus que lhe diz:«Francisco, vai e repara a minha casa». E o jovem Francisco responde, com prontidão e generosidade, a esta chamada do Senhor: repara a minha casa. 
Mas qual casa? Aos poucos, ele percebe que não se tratava fazer de pedreiro para reparar um edifício feito de pedras, mas de dar a sua contribuição para a vida da Igreja; tratava-se de colocar-se ao serviço da Igreja, amando-a e trabalhando para que transparecesse nela sempre mais a Face de Cristo.
Também hoje o Senhor continua precisando de vocês, jovens, para a sua Igreja. Também hoje ele chama a cada um de vocês para segui-lo na sua Igreja, para serem missionários. Como? De que modo? Partindo do nome do local em que nos encontramos - Campus Fidei, Campo da Fé - pensei em três imagens que podem nos ajudar a entender melhor o que significa ser um discípulo missionário: a primeira, o campo como lugar onde se semeia; a segunda, o campo como lugar de
treinamento; e a terceira, o campo como canteiro de obras.

1. O campo como lugar onde se semeia. Todos conhecemos a parábola de Jesus sobre um semeador que saiu pelo campo lançando sementes; algumas caem à beira do caminho, em meio às pedras, no meio de espinhos e não conseguem se desenvolver; mas outras caem em terra boa e dão muito fruto (cf. Mt 13,1-9). Jesus mesmo explica o sentido da parábola: a semente é a Palavra de Deus que é lançada nos nossos corações (cf. Mt 13,18-23). Queridos jovens, isso significa que o verdadeiro Campus Fidei é o coração de cada um de vocês, é a vida de vocês. E é na vida de vocês que Jesus pede para entrar com a sua Palavra, com a sua presença. Por favor, deixem que Cristo e a sua Palavra entrem na vida de vocês, e nela possam germinar e crescer.
Jesus nos diz que as sementes, que caíram à beira do caminho, em meio às pedras e em meio aos espinhos não deram fruto. Qual terreno somos ou queremos ser? Quem sabe se, às vezes, somos como o caminho: escutamos o Senhor, mas na vida não muda nada, pois nos deixamos aturdir por tantos apelos superficiais que escutamos; ou como o terreno pedregoso:acolhemos Jesus com entusiasmo, mas somos inconstantes e diante das dificuldades não temos a coragem de ir contra a corrente; ou somos como o terreno com os espinhos: as coisas, as paixões negativas sufocam em nós as palavras do Senhor (cf. Mt 13, 18-22). Mas, hoje, tenho a certeza que a semente está caindo numa terra boa, sei que vocês querem ser um terreno bom, não querem ser cristãos pela metade, nem "engomadinhos", nem cristãos de fachada, mas sim autênticos. Tenho a certeza que vocês não querem viver na ilusão de uma liberdade que se deixe arrastar pelas modas e as conveniências do
momento. Sei que vocês apostam em algo grande, em escolhas definitivas que deem pleno sentido para a vida. Jesus é capaz de oferecer-lhes isto. Ele é o «caminho, a verdade e a vida» (Jo 14,6)! Confiemos n'Ele. Deixemo-nos guiar por Ele!

2. O campo como lugar de treinamento. Jesus nos pede que o sigamos por toda a vida, pede que sejamos seus discípulos, que "joguemos no seu time". Acho que a maioria de vocês ama os esportes. E aqui no Brasil, como em outros países, o futebol é uma paixão nacional. Ora bem, o que faz um jogador quando é convocado para jogar em um time? Deve treinar, e muito! Também é assim na nossa vida de discípulos do Senhor. São Paulo nos diz: «Todo atleta se impõe todo tipo de disciplina. Eles assim procedem, para conseguirem uma coroa corruptível. Quanto a nós, buscamos uma coroa incorruptível!» (1Co 9, 25). Jesus nos oferece algo muito superior que a Copa do Mundo! Oferece-nos a possibilidade de uma vida fecunda e feliz e nos oferece também um futuro com Ele que não terá fim: a vida eterna. 
Jesus, porém, nos pede que treinemos para estar "em forma", para enfrentar, sem medo, todas as situações da vida, testemunhando a nossa fé.
Como? Através do diálogo com Ele: a oração, que é diálogo diário com Deus que sempre nos escuta. através dos sacramentos, que fazem crescer em nós a sua presença e nos conformam com Cristo; através do amor fraterno, do saber escutar, do compreender, do perdoar, do acolher, do ajudar os demais, qualquer pessoa sem excluir nem marginalizar ninguém. Queridos jovens, que vocês sejam verdadeiros "atletas de Cristo"!

3. O campo como canteiro de obras. Quando o nosso coração é uma terra boa que acolhe a Palavra de Deus, quando se "sua a camisa" procurando viver como cristãos, nós experimentamos algo maravilhoso: nunca estamos sozinhos, fazemos parte de uma família de irmãos que percorrem o mesmo caminho; somos parte da Igreja, mais ainda, tornamo-nos construtores da Igreja e protagonistas da história. São Pedro nos diz que somos pedras vivas que formam um edifício espiritual (cf. 1Pe 2,5). E, olhando para este palco, vemos que ele tem a forma de uma igreja, construída com pedras, com tijolos. Na Igreja de Jesus, nós somos as pedras vivas, e Jesus nos pede que construamos a sua Igreja; e não como uma capelinha, onde cabe somente um grupinho de pessoas. Jesus nos pede que a sua Igreja viva seja tão grande que possa acolher toda a humanidade, que seja casa para todos! Ele diz a mim, a você, a cada um: «Ide e fazei discípulos entre todas as nações»! Nesta noite, respondamos-lhe: Sim, também eu quero ser uma pedra viva; juntos queremos edificar a Igreja de Jesus! Digamos juntos: Eu quero ir e ser construtor da Igreja de Cristo!
No coração jovem de vocês, existe o desejo de construir um mundo melhor. Acompanhei atentamente as notícias a respeito de muitos jovens que, em tantas partes do mundo, saíram pelas ruas para expressar o desejo de uma civilização mais justa e fraterna. Mas, fica a pergunta: Por onde começar? Quais são os critérios para a construção de uma sociedade mais justa? Quando perguntaram a Madre Teresa de Calcutá o que devia mudar na Igreja, ela respondeu: você e eu!
Queridos amigos, não se esqueçam: Vocês são o campo da fé! Vocês são os atletas de Cristo! Vocês são os construtores de uma Igreja mais bela e de um mundo melhor. Elevemos o olhar para Nossa Senhora. Ela nos ajuda a seguir Jesus, nos dá o exemplo com o seu "sim" a Deus: «Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua Palavra» (Lc1,38). 
Também nós o dizemos a Deus, juntos com Maria: faça-se em mim segundo a Tua palavra. 

Assim seja!"

Clique no link e veja o momento quando Jesus disse a São Francisco para que ele restaure a Sua Igreja: 

* Francisco restaura minha casa

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Oração Oficial da Jornada Mundial da Juventude




Ó Pai, enviaste o Teu Filho Eterno para salvar o mundo e escolheste homens e mulheres para que, por Ele, com Ele e nEle, proclamassem a Boa-Nova a todas as nações. Concede as graças necessárias para que brilhe no rosto de todos os jovens a alegria de serem, pela força do Espírito, os evangelizadores de que a Igreja precisa no Terceiro Milênio.

Ó Cristo, Redentor da humanidade, Tua imagem de braços abertos no alto do Corcovado acolhe todos os povos. Em Tua oferta pascal, nos conduziste pelo Espírito Santo ao encontro filial com o Pai. Os jovens, que se alimentam da Eucaristia, Te ouvem na Palavra e Te encontram no irmão, necessitam de Tua infinita misericórdia para percorrer os caminhos do mundo como discípulos-missionários da nova evangelização.

Ó Espírito Santo, Amor do Pai e do Filho, com o esplendor da Tua Verdade e com o fogo do Teu Amor, envia Tua Luz sobre todos os jovens para que, impulsionados pela Jornada Mundial da Juventude, levem aos quatro cantos do mundo a fé, a esperança e a caridade, tornando-se grandes construtores da cultura da vida e da paz e os protagonistas de um mundo novo.

Amém!

"Ide e fazei discípulos em todas as nações" Mateus 28,19




JMJ: Catequese em inglês no bairro de Ipanema



SALMO 8: A glória do Criador nos esplendores da criação.

1 Ao mestre de canto. Com a gitiena. Salmo de Davi.
2 Ó Senhor, nosso Deus, como é glorioso vosso nome em toda a terra! Vossa majestade se estende, triunfante, por cima de todos os céus.
3 Da boca das crianças e dos pequeninos sai um louvor que confunde vossos adversários, e reduz ao silêncio vossos inimigos.
4 Quando contemplo o firmamento, obra de vossos dedos, a lua e as estrelas que lá fixastes:
5 Que é o homem, digo-me então, para pensardes nele? Que são os filhos de Adão, para que vos ocupeis com eles?
6 Entretanto, vós o fizestes quase igual aos anjos, de glória e honra o coroastes.
7 Destes-lhe poder sobre as obras de vossas mãos, vós lhe submetestes todo o universo.
8 Rebanhos e gados, e até os animais bravios,9 pássaros do céu e peixes do mar, tudo o que se move nas águas do oceano.
10 Ó Senhor, nosso Deus, como é glorioso vosso nome em toda a terra!

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Chants à la très douce Vierge Marie (Canções para doce sempre Virgem Maria)





Obs. O texto abaixo foi traduzido, pode haver algumas distorções.

Hinos e orações em honra da Santíssima Virgem Maria.

Marie, grego Μαριαμ Mariam Maryam em aramaico, hebraico מרים Myriam, Myriam مريم árabe, filha judaica da Judéia, é a mãe de Jesus de Nazaré. As igrejas católica e ortodoxa dar atenção especial a Maria, que eles chamam de Nossa Senhora, Nossa Senhora (com mais freqüência entre os católicos), ou Mãe de Deus (na maioria das vezes em ortodoxo), que é o objeto de uma devoção particular.

Muitas interpretações da etimologia deste nome foi dado, mas até agora nenhum surgiu. A raiz mry egípcia (= amor) ainda parece credível.

Outro muito comum também é a "nobre, elevado". No entanto, devem ser tomadas para explicação puramente poética em março hebraico yam ('drop do mar "), latinizado em maridos STILLA, se tornou marido de Stella (" Star of the Sea ").

Os Evangelhos de Mateus e Lucas relacionam a Anunciação, isto é, o anúncio feito pelo anjo Gabriel a Maria e José, a quem foi prometida, a concepção virginal de Jesus, Lucas está dando mais espaço para Maria, enquanto o inverso é verdadeiro na medida em que de Matthieu1.

O evangelista João, se citou várias vezes a mãe de Jesus, nunca mencionado pelo nome, mas apenas como "mãe".

Os textos, em seguida, evocar a apresentação no templo para realizar o rito de redenção do primogênito. Simeão profetizou que ela vai sentir dor (Lc 2, 21-35). Ocorre depois episódio da morte de Jesus com a idade de doze anos (Lc 2, 41-51), com o aumento anual no Templo de Jerusalém, enquanto seus pais partiu para Nazaré, a criança era permaneceu no templo para discutir com os professores da lei.

Maria aparece de novo quando Jesus assiste nas bodas de Caná (Jo 2, 1-11), e uma vez, quando ela estava em sua pesquisa, enquanto o ensino (Mc 3, 31-35), e, finalmente, no momento da crucificação. Seu filho diz que ele morreu antes de seu discípulo amado John. "Quando Jesus viu sua mãe, eo discípulo que amava, disse à sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho. Então ele disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E desde aquela hora o discípulo a levou para a sua. "

- Jo 19, 25-26


Ela está entre os discípulos no Pentecostes (Atos 1: 14).

Vierge bénie entre toutes les femmes Cantique des Ephésiens 1 (Virgem bendita entre as mulheres Cântico dos Efésios 1-Tradução Google)



Septième chant des vêpres solennelles célébrées par le pape Benoît XVI dans la cathédrale Notre-Dame de Paris lors de sa visite en France, le 12 septembre 2008. Le cantique des Éphésiens avec comme refrain "Vierge bénie entre toutes les femmes" est interprété par la Maîtrise de Notre-Dame.

Tradução:
Sétima canção das Vésperas solenes celebrada pelo Papa Bento XVI na Notre-Dame de Paris, durante sua visita à França, 12 de setembro de 2008. A canção dos efésios com coro como "Virgem bendita entre as mulheres" é interpretado pelo mestre de Notre Dame.


domingo, 14 de julho de 2013

O seu caminho está escuro, acenda as lanternas!

Por:Rivaldo R.Ribeiro

Fé em Deus é como se fosse uma luz, é uma luz!
Veja um raio de sol, ele entra silencioso por qualquer fresta da porta, das telhas. 
Vamos fazer essa comparação com a escuridão da noite lá de fora, ela consegue entrar nas nossas casas se houver luzes acesas?

O que poderia vir pela escuridão?Animais ferozes, fatos inesperados, ações covardes de ladrões, alem de tudo isso as trevas é sempre sinônimo do mau, mas a trevas não resistem ao poder da LUZ, que seja ela, trevas da falta de Fé ou trevas da noite que com um palitinho de fósforo a afastamos.

Dessa forma vamos iluminar nossas casas com a Luz de Deus, da Fé, acenda essa Luz que alem de iluminar o interior do nosso lar, do nosso espírito, ainda mostra para lado de fora a luminosidade nas nossas janelas e dos nossos sorrisos, nada detêm a Luz...

Viver longe do Senhor Jesus, do Seu evangelho, é andar no escuro sem rumo, tateando os obstáculos a procura do caminho..

Vossa palavra é um facho que ilumina meus passos, uma luz em meu caminho."
(Salmo 118,105)

Faça sempre essa pequena oração:
"Meu Senhor ajuda-me a Te encontrar, mostra-me o Seu caminho, eu sei que quando Te encontrar minha face será iluminada por um sorriso permanente".



sábado, 13 de julho de 2013

A depressão e a Fé.

                        Pe. Robson de Oliveira-Santuário Divino Pai Eterno                     
                As lágrimas são recorrentes. O depressivo chora não pela situação em si, mas, sobretudo, pela dor existencial que não passa: aquela angústia enraizada no íntimo da alma. Se há uma doença que consegue ferir a realidade mais profunda da pessoa, o nome dela é depressão. Ninguém fica depressivo porque quer ou porque é fraco. Em sã consciência, ninguém escolhe tamanho sofrimento.

A pessoa depressiva necessita de fé, aprendendo a acreditar em si, para só depois confiar em Deus. Dia após dia, é fundamental ressignificar o sentido da vida, sabendo que a sua continuidade também depende da determinação. A partir de casos clínicos e grupos de experimentos, já foi comprovado que os pacientes de fé respondem mais rápido ao tratamento. Aqueles que não crêem também se recuperam com qualidade, mas de forma mais pausada ou lenta. Talvez, pelo sentimento que nós religiosos possuímos de querer prolongar a vida.

A partir da fé, é fundamental procurar a ajuda terapêutica de um bom psicólogo. Nesse importante acompanhamento, o profissional auxiliará o depressivo a modificar a visão negativa que possui de si e do contexto em que está inserido. Juntos, paciente e psicólogo, traçarão metas para superar o mal da depressão. A fonte de tamanho sofrimento é vista de forma real, sem defeitos, erros, culpas e remorsos. É como se um peso enorme fosse retirado das costas da pessoa.




quinta-feira, 11 de julho de 2013

Combate pela fé. I Timóteo 11-16

11 Mas tu, ó homem de Deus, foge desses vícios e procura com todo empenho a piedade, a fé, a caridade, a paciência, a mansidão.
12 Combate o bom combate da fé. Conquista a vida eterna, para a qual foste chamado e fizeste aquela nobre profissão de fé perante muitas testemunhas.
13 Em presença de Deus, que dá a vida a todas as coisas, e de Cristo Jesus, que ante Pôncio Pilatos abertamente testemunhou a verdade,
14 recomendo-te que guardes o mandamento sem mácula, irrepreensível, até a aparição de nosso Senhor Jesus Cristo,
15 a qual a seu tempo será realizada pelo bem-aventurado e único Soberano, Rei dos reis e Senhor dos senhores,
16 o único que possui a imortalidade e habita em luz inacessível, a quem nenhum homem viu, nem pode ver. A ele, honra e poder eterno! 

Amém.

Não há Deus maior




segunda-feira, 8 de julho de 2013

Exortação à conversão. Eclesiástico 17,21-31


21 Converte-te ao Senhor, abandona os teus pecados.
22 Ora diante dele e diminui as ocasiões de pecado.
23 Volta para o Senhor, afasta-te de tua injustiça, e detesta o que causa horror a Deus.
24 Conhece a justiça e os juízos de Deus; permanece firme no estado em que ele te colocou, e na oração constante ao Altíssimo.
25 Anda na companhia do povo santo, com os que vivem e proclamam a glória de Deus.
26 Não te detenhas no erro dos ímpios, louva a Deus antes da morte; 27 após a morte nada mais há, o louvor terminou. Glorifica a Deus enquanto viveres; glorifica-o enquanto tiveres vida e saúde; louva a Deus e glorifica-o em suas misericórdias.
28 Quão grande é a misericórdia do Senhor, e o perdão que concede àqueles que para ele se voltam!
29 Pois não se pode encontrar tudo nos homens, porque os homens não são imortais, e se comprazem na vaidade e na malícia.
30 O que há de mais luminoso do que o sol? E, entretanto, ele tem eclipses. O que há de mais criminoso do que os pensamentos da carne e do sangue? Ora, isso será castigado.

31 O sol contempla a multidão dos astros do céu, enquanto que todos os homens são apenas terra e cinza.