segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

CORES LITÚRGICAS

                                                               Clique na imagem
As cores litúrgicas e seus significados. Vamos conhecer quais e seus significados para melhor celebrarmos nossa Liturgia.
São seis as cores litúrgicas: branco, vermelho, verde, roxo, rosa e preto. Cada Tempo Litúrgico tem a sua cor específica, que são usadas nos Paramentos dos Sacerdotes.

BRANCO: Simboliza a vitória, paz, alegria. É usada na Páscoa, Natal, nas festas do Senhor, de Nossa Senhora e dos Santos não-mártires.
VERMELHO: Simboliza o fogo do amor, da caridade e o sangue do martírio. É usada na festa de Pentecostes, lembrando o fogo do Espírito Santo. No Domingo de Ramos, na Sexta-feira da Paixão e na festa dos Mártires lembrando o sangue.
VERDE: Esta cor simboliza a esperança. É usada nos domingos e dias do Tempo Comum.
ROXO: Simboliza a penitência, recolhimento, serenidade. É usada no Tempo da Quaresma, no Tempo do Advento. É usada também nas Missas pelos mortos e no Sacramento da Confissão.
PRETO: Simboliza o luto, a dor. É usada na missa pelos mortos. Hoje é pouco usada, sendo substituída pelo Roxo.
ROSA: Simboliza a alegria dentro de um tempo de penitência e recolhimento. É usada no Quarto Domingo da Quaresma (Laetare) e no Terceito Domingo do Advento (Gaudete).
  
Fonte: http://www.basilicadocarmocampinas.org.br/cores_liturgicas.htm

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

SAÚDE: Tema da Campanha da Fraternidade 2012 - Hino CF 2012

A campanha da Fraternidade desse ano “FRATERNIDADE E SAÚDE PÚBLICA'", é uma das mais perfeitas e cristã, porque o que mais Jesus Cristo fazia e faz é curar os enfermos. Um exemplo que foi seguido por tantos Santos da Igreja que se dedicaram suas vidas em cuidar dos doentes, inclusive nosso São Francisco de Assis que nunca abandonou os leprosos e doentes e hoje a sua ordem franciscana vem fazendo esse trabalho divino de forma impecável e admirados por todos.
Assim a CF 2012 vem alertar e mostrar com muita força sobre a SAÚDE PUBLICA que anda precária e desumana.
Nós cristãos, acredito que aqui inclui a maioria dos administradores públicos e políticos devem prestar muita atenção nas prioridades que realmente importa ao seu povo. Uma delas sem dúvida a SAÚDE PÚBLICA, pois é aqui que os mais pobres se socorrem e porque não, até os que têm condições de serem atendidos em hospitais e clinicas particular que num dado momento de URGÊNCIA E EMERGENCIA é no serviço público que irão encontrar socorro.

Portanto a Saúde Pública é de todos.
Cuidar da pessoa humana como irmãos e iguais, cuidados que hoje em dia até os animais estão sendo respeitados e tratados.
Respeito ao profissional de Saúde que muitas vezes trabalham estressados, marcados como centro das disputas políticas, salários defasados e injustos, falta de treinamento constante e adequado. Ações que venham prevenir a negligencia e acidentes médicos que nos revolta e comove a todos.
Dessa forma CF 2012 é bastante conveniente diante dos problemas na SAUDE PUBLICA que nossa gente vem enfrentando