segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

31 de janeiro - São João Bosco


Nasceu perto de Turim, na Itália, em 1815. Muito cedo conheceu o que significava a palavra sofrimento, pois perdeu o pai tendo apenas 2 anos. Sofreu incompreensões por causa de um irmão muito violento que teve. Dom Bosco quis ser sacerdote, mas sua mãe o alertava: “Se você quer ser padre para ser rico, eu não vou visitá-lo, porque nasci na pobreza e quero morrer nela”.

Logo, Dom Bosco foi crescendo diante do testemunho de sua mãe Margarida, uma mulher de oração e discernimento. Ele teve que sair muito cedo de casa, mas aquele seu desejo de ser padre o acompanhou. Com 26 anos de idade, ele recebeu a graça da ordenação sacerdotal. Um homem carismático, Dom Bosco sofreu. Desde cedo, ele foi visitado por sonhos proféticos que só vieram a se realizar ao longo dos anos. Um homem sensível, de caridade com os jovens, se fez tudo para todos. Dom Bosco foi ao encontro da necessidade e da realidade daqueles jovens que não tinham onde viver, necessitavam de uma nova evangelização, de acolhimento. Um sacerdote corajoso, mas muito incompreendido. Foi chamado de louco por muitos devido à sua ousadia e à sua docilidade ao Divino Espírito Santo.

Dom Bosco, criador dos oratórios. Catequeses e orientações profissionais foram surgindo para os jovens. Enfim, Dom Bosco era um homem voltado para o céu e, por isso, enraizado com o sofrimento humano, especialmente, dos jovens. Grande devoto da Santíssima Virgem Auxiliadora, foi um homem de trabalho e oração. Exemplo para os jovens, foi pai e mestre, como encontramos citado na liturgia de hoje. São João Bosco foi modelo, mas também soube observar tantos outros exemplos. Fundou a Congregação dos Salesianos dedicada à proteção de São Francisco de Sales, que foi o santo da mansidão. Isso que Dom Bosco foi também para aqueles jovens e para muitos, inclusive aqueles que não o compreendiam.

Para a Canção Nova, para a Igreja e para todos nós, é um grande intercessor, porque viveu a intimidade com Nosso Senhor. Homem orante, de um trabalho santificado, em tudo viveu a inspiração de Deus. Deixou uma grande família, um grande exemplo de como viver na graça, fiel a Nosso Senhor Jesus Cristo.

Em 31 de janeiro de 1888, tendo se desgastado por amor a Deus e pela salvação das almas, ele partiu. Mas está conosco no seu testemunho e na sua intercessão.

São João Bosco, rogai por nós!

sábado, 21 de janeiro de 2012

Tudo passa só Deus permanece.

Por Ir. Jéssica - Missionária da Infinita Misericórdia de Deus.

O primeiro dom que recebemos de Deus é a vida.

Ele por amor e para que participássemos de Sua felicidade, pois Ele é feliz por si só, nós é que precisamos d´Ele para sermos felizes, nos deu este presente que é a vida.

Deus nos desejou muito antes do que os nossos pais pudessem pensar em nós.

Por isso todos nós devemos saber que a nossa vida não nos pertence, pertence a Deus.

Ele nos criou para que nós, sendo seus filhos, O amássemos acima de tudo e com a nossa vida O louvássemos e O glorificássemos.

E louvamos e glorificamos a Deus quando observamos os Seus mandamentos, quando praticamos o que Ele nos ensinou através do seu Evangelho e principalmente quando cumprimos a Sua vontade.

E cumprir a vontade de Deus, implica, no segundo dom que Deus nos deu, que é a nossa vocação. E é perca de tempo não seguirmos a vocação que Ele nos deu, seja ela matrimonial, sacerdotal ou religiosa, porque a vontade d`Ele é sempre melhor para nós e só seremos real e inteiramente felizes quando seguirmos a nossa verdadeira vocação.

E venho falar em especial da vocação religiosa. A vida religiosa é a consagração total de nossa vida a Deus.

Somos retiradas do mundo para sermos inteiramente d`Ele. Este chamado não é para todas, e sim para algumas, que Ele escolhe e pra viver mais perto D`Ele.

E não temos o direito de questionar o chamado de Deus em nossas vidas, pois Ele, sendo Deus escolhe quem Ele quiser.

Para Ele não importa como foi a sua vida até agora, se você sente este chamado especial não tenha medo de renunciar a tudo para segui-Lo.

E também devemos saber que a nossa vocação é nos dada desde o nascimento, mas nem sempre a descobrimos cedo, porque na maioria das vezes não somos criados para ouvirmos a vontade Deus, que se revela em nossos corações.

Assim, acabamos nos afastando dos planos de Deus e nos envolvendo com as ilusões do mundo, que nos cegam e nos impedem de enxergar o verdadeiro caminho que devemos seguir, que é aquele que Deus preparou para cada um de nós.

E este é o caminho mais certo e seguro para o céu, para nossa salvação, pois geralmente aquele que não cumpre a vontade de Deus se perde.

Pois a pessoa vocacionada não consegue se encaixar no mundo e por isso fica vagando por todos os caminhos que ele oferece, tentando encontrar o seu lugar. Mas essa pessoa nunca se encontrará, pois aquele que foi destinado a ser inteiramente de Deus, nunca conseguirá fazer parte do mundo.

Pode até se rebelar contra a vontade de Deus e tentar forçar a sua participação nas coisas do mundo, mas no final só sentirá infelicidade e uma grande inquietação no coração.

E por isso devemos buscar aquilo que Deus nos preparou, pois só Ele sabe o que é melhor para nós e nos ama infinitamente.

Se enxergássemos a proporção com que Deus nos ama, jamais conseguiríamos amar outra coisa que não fosse a Sua vontade.

É preciso parar de achar que somos donos de nossa vida e podemos fazer dela o queremos. Pois a nossa vida é de Deus e estamos aqui para fazer a Sua vontade.

E também tudo nessa vida é passageiro, só Deus não passa.

E dependemos daquilo que fazemos durante a nossa vida para sermos ou não, felizes na eternidade como Ele.

Porque tudo passa só Deus permance!

FONTE:
Jornal Redil do Bom Pastor- 32a edição-Janeiro 2012-pg.07  
 

sábado, 14 de janeiro de 2012

O PERIGO DE CONVIVER COM HEREGES-(São Tomás de Aquino)

"Em primeiro lugar, por causa do perigo, para que as relações com eles não venham a corromper os outros, segundo aquilo da primeira epístola aos Coríntios (15, 33): 'As más conversações corrompem os costumes'."

"E em segundo lugar para que não pareça se prestar algum assentimento às suas doutrinas perversas. Daí dizer-se na segunda epístola canônica de S. João (v. 10): 'Se alguém vier a vós e não trouxer esta doutrina, não o recebais em vossa casa, nem o saudeis, pois o que o saúda toma parte em suas más obras'."

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Epifania do Senhor - Reflexão do Evangelho Dominical





http://pvfranciscanos.blogspot.com/

Novo site  Pró-Vocações e Missões Franciscanas:
http://www.pvf.com.br/

Epifania do Senhor e dia de Reis.


Epifania, em grego, significa manifestação. Foram três grandes mistérios em que Jesus Cristo se manifestou ao mundo como Filho de Deus e Salvador do gênero humano. O primeiro foi na adoração que os três magos prestaram ao Menino, em Belém. O segundo foi no Batismo de Jesus no Jordão e o terceiro foi no milagre nas Bodas de Caná.
Na festa da Epifania, Jesus se manifesta e revela aos reis magos vindo do Oriente. É a primeira manifestação de Jesus a não-judeus (MT 2, 1-12).
O termo “mago” vem do antigo idioma persa e serviu para indicar o país de suas origens: a Pérsia.  Eram reis corretos, esperavam pelo Salvador, expectativa já presente mesmo entres os pagãos. Eles eram discípulos de uma seita que cultuavam um só Deus. Portanto, não eram astrólogos, nem bruxos, ao contrario, eram inimigos destas enganosas artes mágicas e misteriosas.
Por meio de um sinal, uma estrela brilhante (profetizada por Balaão), partem para o encontro do Messias. Entram em Jerusalém e ao perguntarem sobre o “rei dos Judeus”, causam perturbações no rei Herodes, que reúne os sacerdotes e escribas, que os informam que Messias nasceria em Belém (Profecia de Miquéias 5,1). Herodes pede para ser informado sobre o Menino par que ele também vá adorá-lo.
A Bíblia diz que os magos chegaram a casa e viram o Menino, com Maria, sua Mãe. Isto porque José já tinha providenciado uma moradia muito pobre, mais apropriada, do que a gruta de Belém onde Jesus nascera.
Tomados de profundo respeito, prostraram-se por terra e adoraram ao menino, como Deus e Salvador do mundo.
Em seguida entregaram presentes: ouro, incenso e mirra. O ouro significa a realeza de Jesus: o incenso, sua essência divina e a mirra, sua essência humana.
Cumprindo-se a profecia do rei Davi, que diz: “Reis de Társis e das ilhas virão oferecer-lhe presentes; os reis de Arábia e de Sabá trarão oferendas (S 71,10). Prestada a homenagem, voltaram para suas nações, evitando novo contato com Herodes, como lhes indicou o anjo do Senhor.
A tradição dos primeiros séculos, seguindo a verdade da fé, evidenciou que eram três os reis magos: Melquior, Gaspar e Baltazar.
É também por tradição que constam terem sido batizados mais tarde por São Tomé Apóstolo e, tempos depois, martirizados. Até o ano 474 seus restos estiveram sepultados em Constantinopla, depois foram trasladados para a catedral de Milão na Itália. Em 1164 foram transferidas para a cidade de Colônia, na Alemanha, onde foi erguida a Belíssima Catedral dos Reis Magos, que os guarda até hoje.
Como nos ensina os padres claretianos: “Acorramos mais uma vez ao presépio, em companhia dos reis magos, e ofereçamos também a Jesus, pelas mãos de Maria Santíssima, o ouro do nosso amor, o incenso das nossas orações e mirra das nossas mortificações e paciências”.
A Festa dos Reis Magos é celebrada nos dia 06 de janeiro. A Igreja celebrará a Festa da Epifania do Senhor do domingo próximo dia 08 de janeiro.

Santos Reis, rogai por nós.


Bete Passeti
Serva da comunidade Redil do Bom Pastor.
Fonte: Jornal Redil do Bom Pastor 31ª edição-Dezembro 2011-Pag. 6

sábado, 7 de janeiro de 2012

JESUS É O BOM PASTOR.

Por Dom Eurico dos Santos Veloso
Arcebispo Emérito de Juiz de Fora-MG.
 
A descrição que nos oferece o Evangelho de João sobre Jesus como o Bom Pastor pretende afirmar que a promessa de Deus, anunciada pelo profeta Ezequiel se cumpre em Jesus.

Em Ezequiel 34,1-10, o profeta anuncia a palavra de Deus contra os pastores mercenários. Na comparação do profeta, pastores são também as autoridades políticas, o rebanho é o povo, que pertence exclusivamente a Deus. A função do pastor é cuidar do rebanho em todos os sentidos, principalmente defendê-lo diante dos lobos. O que acontece, porém? Muitas autoridades políticas, em vez de cuidarem do povo, preocupam-se unicamente com seus próprios interesses; em vez de servirem ao povo, elas o usam em proveito próprio; em vez de defenderem o rebanho, elas o entregam aos inimigos. Na visão do profeta, a ruína da nação é culpa das autoridades que a governam.

 Será que não podemos atualizar com a recente tragédia do Rio de Janeiro e de Niterói?
Jesus declara: “Eu sou o bom pastor”, isto é, aquele que liberta o povo para uma vida em abundância.
A expressão “eu sou” remonta ao texto do livro do Êxodo, no qual Deus se deu a conhecer a Moisés na época da libertação da escravidão no Egito.
 A relação de Jesus com as ovelhas é uma relação de reciprocidade: as ovelhas escutam a voz do pastor. “Eu mesmo irei buscar as minhas ovelhas e as reunirei”. É Ele quem dá a sua vida pelas ovelhas, uma por uma, Ele as chama pelo nome. A comunhão se concretiza pelo seguimento. Somos o seu rebanho. A nossa resposta é que faz a diferença para o pastor.
 Àqueles que seguem o pastor, lhes será dada a vida eterna. Ele não é como os pastores mercenários, é o pastor que conhece suas ovelhas e que dá a vida.
 Jesus é a porta para a vida. Ele chama. Ele espera, mas cada um de nós é que deve caminhar e transpor essa porta.

Jesus é o pastor, as ovelhas são os discípulos e o povo, que o ouvem e o seguem. Os homens reconhecem a Jesus como o enviado de Deus porque Ele salva e conduz à vida. Ele veio para dar vida aos homens. Ele dá a vida eterna que já se concretiza na fé o único salvador e mediador para a vida.

E sua missão é universal: “Tenho outras ovelhas que não são deste redil, também a estas devo conduzir e elas escutarão a minha voz e haverá um só rebanho e um só pastor.”

Este projeto de libertação continua hoje no mundo, através de pessoas engajadas que estendem ao infinito as fronteiras da fé e adesão a esse pastor. Quem se compromete sofre tribulações, como Ele sofreu, mas a certeza de que ninguém poderá tirar nada de sua mão fortalece, dando esperança e coragem.

No mundo caótico em que vivemos, cheio de muitos pastores mercenários, que só querem levar vantagem, cheio de lobos ávidos de poder, força e “status”, cabe ao cristão, seguidor de Cristo, ser a verdadeira ovelha do Bom Pastor e participar com Ele da busca, da orientação, do cuidado para que se realize o que Ele preconizou: “haverá um só rebanho e um só pastor”.

Na família, no bairro, na comunidade, nos acontecimentos da nação e do mundo, podemos agir de acordo com os ditames do nosso Bom Pastor, trazendo para o nosso “redil” aqueles que, por qualquer motivo estejam afastados. Ele virá recolher o seu imenso rebanho e o levará para a plenitude da vida eterna.

E que, neste domingo do Bom Pastor, vamos pedir santas vocações para a vida ministerial, religiosa e consagrada e, mais do que isso, rezar pelo Papa Bento XVI, a quem reafirmamos ser o “Pedro de hoje” no mundo em que vivemos, amém!

“EU SOU O BOM PASTOR”-João 10,1-30


Jesus, tendo curado o cego de nascença (Jo 9,1-41), provoca com este milagre a ira dos fariseus que fecham a porta da sinagoga ao cego, imaginando, assim, cortar o relacionamento do cego com Deus.
Mas, Jesus afirma: “Eu sou a porta das ovelhas”. Quem entrar por mim, será salvo. Entrará e sairá e encontrará pastagem (v. 1-10).
Jesus não diz: “Eu sou uma porta”, mas “A PORTA”. Jesus é a única porta pela qual se chega a Deus Pai, à plenitude da vida divina. Jesus não vem impor idéias ou leis. Jesus vem trazer a verdadeira vida, a vida em abundância (cf. Jo 10,9-10).

Jesus afirma: “Eu sou o Bom Pastor” (v. 11). Várias vezes, no Antigo Testamento, aparece a figura do Pastor. O rei Davi, tendo sido pastor, conhecia bem o relacionamento “pastor-ovelha” e isso ele retrata muito bem no Salmo 23, no qual prefigura, visualiza, a imagem de Cristo, o Bom Pastor.

O pastor conhece suas ovelhas. Ele as marca na orelha - marca de propriedade - sinal de que a ovelha tem dono. O pastor é um chefe, um companheiro, um alimentador e guia. A sua autoridade envolve devotamento e amor. A ovelha aprende a confiar no seu dono. Sob seus cuidados nada lhe faltará: verdes pastagens, águas refrescantes. Seu bastão e seu cajado a conduzem e a preservam de todo o mal.

Disse Jesus: “Minhas ovelhas escutam a minha voz. Eu as conheço e elas me seguem” (João 10,v. 27). O apelo de Jesus é amplo e universal, excluindo toda discriminação de pessoas por parte de Deus.

O santo Batismo é a porta do aprisco celeste, é a porta de acesso ao Reino. É a marca de propriedade divina, indelével e eterna.

 Jesus afirma: “Eu lhes dou a vida eterna e elas jamais perecerão, e ninguém as arrebatará de minhas mãos. Meu Pai, que me deu tudo, é maior que todos e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai. Eu e o Pai somos um” (v. 28-29).

Jesus é o enviado de Deus. Entre o Filho e o Pai existe uma unidade, que não é uma fusão, mas uma comunhão perfeita e, no que concerne à salvação das ovelhas, fundamenta a segurança definitiva delas. O rebanho do Bom Pastor é, ao mesmo tempo, o rebanho único de Deus, unido para sempre, pois é o amor do Pai todo poderoso que o mantém e lhe garante a vida eterna.
 *Jesus, meu Bom Pastor, teu bastão e teu cajado me dão segurança A teu lado não me falta coisa alguma. Tu me conduzes sempre pelo bom caminho. Sacias os anseios mais profundos da minha alma. Quero seguir-te até o fim de meus dias. AMÉM. ASSIM SEJA.
 * * *
 Que ovelha sou eu? Creio que no meu batismo fui marcado por uma tatuagem indestrutível de pertença ao Bom Pastor? Ouço sua voz e a ponho em prática? Confio na sua ajuda e proteção? Ele sacia os anseios mais profundos da minha alma? Creio que seguindo as pegadas do Bom Pastor “felicidade e amor me seguirão” aqui nesta vida e na eternidade que não tem fim?

 Frei Floriano Surian, ofm
Maria Arieta, ofs

JORNADA DE EVANGELIZAÇÃO

15 de Janeiro a partir das 09 horas.
Término às 16 horas com Santa Missa


Participação: Lucia -Foto (Rio de Janeiro)  



O Grupo de Oração no Redil do Bom Pastor 
Retornará na próxima Quarta-feira: 11/01/2012.